Índice
Quais são os bloqueadores alfa adrenérgicos?
Exemplos
- Doxazosina (usada para relaxar vias urinárias);
- Fenoxibenzamina (bloqueador alfa irreversível);
- Fentolamina (utilizada no tratamento de disfunção erétil);
- Labetalol (também é beta bloqueador, usado para tratar hipertensão);
- Prazosina; (usado para tratar hipertensão);
Quais os efeitos dos bloqueadores Alfa-adrenérgicos?
Os bloqueadores alfa-adrenérgicos possuem efeito anti- hipertensivo direto em longo prazo como monoterapia ou em associação com outros anti-hipertensivos. Podem levar ao surgimento de tolerância medicamentosa, o que determina a ne- cessidade do uso de doses cada vez maiores desses fármacos.
Quais são os medicamentos adrenérgicos?
Adrenérgicos são fármacos que estimulam a atividade dos receptores adrenérgicos. As catecolaminas: noradrenalina, adrenalina e dopamina são muitas vezes são utilizadas como fármaco, mas a maioria dos agonistas existentes são análogos estruturais destas substâncias.
Como agem os Alfa bloqueadores?
Atuam estimulando os receptores alfa-2 adrenérgicos pré-sinápticos no sistema nervoso central, reduzindo o tônus simpático, como fazem a alfametildopa, a clonidina e o guanabenzo e/ou os inibidores dos re- ceptores imidazolidínicos, como a moxonidina e a rilmenidina.
Quais são os bloqueadores?
Podem ser divididos em dois grandes grupos, os Betabloqueadores não seletivos, que tem como seus principais representantes o propranolol, nadolol e timolol; e os betabloqueadores 1seletivos (ou cardiosseletivos): Esmolol, betaxalol, metoprolol, atenolol e nebivolol.
Quais os principais beta bloqueadores?
Tipos de betabloqueadores administrados por via oral
- Acebutolol (Sectral) O acebutolol é um antiarrítimico e anti-hipertensivo.
- Atenolol (Tenormin)
- Bisoprolol (Zebeta)
- Metoprolol (Lopressor, Toprol XL)
- Nadolol (Corgard)
- Nebivolol (Bystolic)
- Propranolol (Inderal, InnoPran XL)
Quais os principais efeitos colaterais dos antagonistas Alfa-adrenérgicos?
► EFEITOS ADVERSOS: Efeitos cardíacos: Taquicardia,, arritmias, tremores, vasodilatação periférica. receptores a e b. EFEITOS ADVERSOS: Hipertensão, taquicardia, insonia, todos menos pronunciados que as Anfetaminas.
Quais os efeitos farmacológicos dos beta bloqueadores?
Os principais efeitos adversos dos beta-bloqueadores são o desencadeamento de hipotensão arterial, insuficiência cardíaca (contra-indicados em pacientes classificados como classe IV segundo a Sociedade Americana do Coração) e broncoespasmo.
O que são fármacos agonistas adrenérgicos?
As drogas adrenérgicas atuam sobre receptores que são estimulados pela adrenalina e noradrenalina (catecolaminas). São drogas que, ao entrarem em contato com o organismo, causam as mesmas alterações que a ativação do sistema simpático. …
São exemplos de fármacos agonistas adrenérgicos?
São do grupo dos agonistas de receptores α-2 adrenérgicos fármacos como xilazina, detomidina, medetomidina, dexmedetomidina, clonidina e romifidina, sendo os dois primeiros os mais utilizados na rotina da medicina veterinária no Brasil.
O que significa alfa bloqueador?
Fármaco que faz com que o sangue flua com mais facilidade usado no tratamento de hipertensão arterial e, no homem, em problemas de próstata relacionados com a dificuldade em urinar.
Qual o mecanismo de ação dos beta bloqueadores?
Os betabloqueadores atuam bloqueando a ação de certos hormônios do sistema nervoso, como a epinefrina, também conhecida como adrenalina. Ao fazer isso, eles ajudam a prevenir a ativação da resposta ao estresse de “lutar ou fugir”.