Índice
Quais são os 4 Domínios do COBIT?
O foco do processo do COBIT é ilustrado por um modelo de processo que subdivide TI em 4 domínios (Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar) e 34 processos em linha com as áreas de responsabilidade de planejar, construir, executar e monitorar.
Como o COBIT indica o nível de maturidade de cada processo?
Segundo o ITGI (www.itgi.org), os níveis de maturidade dos processos de TI descritos no COBIT (www.isaca.org) descrevem perfis de processos que possam ser reconhecidos pelas organizações. Esses níveis não estabelecem patamares evolutivos, onde não se pode alcançar um nível superior sem antes passar pelos inferiores.
O que significa COBIT 4-1?
COBIT® é uma sigla que corresponde a seguinte expressão em inglês: Control Objectives for Information and Related Technology. Essa composição de palavras pode ser traduzida como “Objetivos de Controle para a Informação e Tecnologia”.
Qual é o escopo do Modelo COBIT?
O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) é um conjunto de boas práticas para gestão e governança de TI. Esse framework é baseado em 4 pilares: planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, monitoramento e avaliação.
Quais são os 5 Domínios do COBIT?
Os 37 processos do CobIT estão organizadas em 5 domínios (antes eram 4) que se relacionam de forma primária ou secundária com as 4 dimensões do balanced scorecard para objetivos de negócio descritos no CobIT, que são: Avaliar, dirigir e monitorar. Alinhar, planejar e organizar. Costruir, adquirir e Implementar.
Quais as principais áreas de atenção do framework COBIT 40?
Entrega e Suporte
- Definir e gerenciar níveis de serviço.
- Gerenciar serviços de terceiros.
- Gerenciar capacidade e performance.
- Garantir continuidade dos serviços.
- Garantir segurança dos sistemas.
Para que serve o modelo de maturidade do datacenter?
Uma característica fundamental do modelo de maturidade é que ele permite uma organização medir seu nível de maturidade e definir quais níveis quer alcançar e quais brechas nos processos deseja eliminar. Como resultado, uma organização pode descobrir aperfeiçoamento prático para o Sistema de Controle Interno de TI.
Quais são os 5 princípios do COBIT?
O modelo do COBIT 5 tem por base cinco princípios básicos:
- 1º Princípio: Atender às Necessidades das Partes Interessadas.
- 2º Princípio: Cobrir a Organização de Ponta a Ponta.
- 3º Princípio: Aplicar um Modelo Único Integrado.
- 4º Princípio: Permitir uma Abordagem Holística.
- 5º Princípio: Distinguir a Governança da Gestão.
Quais as principais características do COBIT?
O framework do COBIT foi criado tendo como principais características o foco no negócio, a orientação a processos, ser baseado em controles e direcionado por métricas.
Quais as as etapas do COBIT 40?
A atividade de adquirir e implementar é dividida em 7 processos:
- Identificar soluções automatizadas.
- Adquitir e manter aplicações de software.
- Adquirir e manter infraestrutura de tecnologia.
- Habilitar operações e uso.
- Encontrar recursos de TI.
- Gerenciamento de mudanças.
- Instalar e credenciar soluções e mudanças.
Quais são os 5 Domínios do Cobit?
Por que a versão atual do Cobit e chamada de Cobit 5?
Originalmente concebido para a auditoria da organização de TI, CobiT 5 (Control Objectives for Information and Related Technology) é sobre ligar os objetivos de negócio conforme os objetivos de TI (nota: a ligação aqui é da visão para a missão de metas e para os objetivos).