ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Quais são as radiografias periapicais?

O que é radiografia periapical? É o tipo de radiografia que mostra detalhes da anatomia dos dentes e das estruturas anatômicas vizinhas. Ela é menor e foca em 3 objetos por imagem, em média. É um dos exames mais frequentes de radiografia intraoral e pode ser feito em qualquer tipo de dente.

Como é feita a radiografia periapical completa?

A radiografia periapical é feita com a técnica de paralelismo, também conhecida como “cone longo”, ou com a técnica de bissetriz. Na primeira, o feixe de raios X incide perpendicularmente ao dente e ao filme, o que dará origem à radiografia.

Para que serve a radiografia periapical completa?

A Radiografia Periapical tem como objetivo visualizar os ápices das raízes dos dentes e das estruturas que os rodeiam. É utilizada para pesquisa e lesões periapicais e periodontais, fraturas, anomalias, reabsorções e outras lesões que atingem os dentes.

O que é uma radiografia periapical?

A radiografia periapical é feita para que o cirurgião-dentista possa visualizar a anatomia dentária (coroa e raiz) e as estruturas ao redor dos dentes (ligamento periodontal, osso alveolar e outras estruturas anatômicas).

Quais as principais indicações das radiografias periapicais e Interproximais?

Neste exame pretende-se visualizar apenas as coroas de alguns dentes superiores e inferiores na mesma imagem. Este exame é frequentemente realizado para deteção de cáries interproximais (cáries entre os dentes). Saiba, aqui, tudo sobre a radiografia bite wing ou raio x interproximal.

O que é a técnica do paralelismo?

Na técnica do paralelismo o sensor digital é apoiado paralelamente ao longo eixo do dente e o feixe de raios X é direcionado perpendicular ao sensor e dentes. O plano do sensor e do longo eixo dos dentes forma um ângulo com o seu ápice no ponto em que o filme está em contato com os dentes.

O que é ficha periapical completa?

A radiografia periapical ou RX periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), assim como as estruturas anatómicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes.

Como é feita a radiografia panorâmica?

“Coloca-se um afastador de lábios na boca com o objetivo de afastar os lábios dos dentes. Depois disso, o rosto do paciente é posicionado no equipamento e a máquina registra a imagem”, explica a dentista. É um processo rápido, simples e que não causa nenhum tipo de dor ao paciente.

Quais os exames realizados no aparelho periapical?

Como a cárie se mostra em uma radiografia?

A radiografia intraoral pode ser dividida em: Bite wing ou interproximal: indicada para avaliação do alinhamento de dentes inferiores e superiores e para verificação da presença de cárie entre os dentes. Além disso, também possibilita a descoberta de perda óssea em caso de alguma doença local.

Qual a diferença entre radiografia panoramica e periapical?

A visualização e a medição da reabsorção óssea alveolar tornam-se possíveis por intermédio das radiografias. Alguns autores afirmam que as informações transmitidas pelas radiografias periapicais podem ser consideradas equivalentes às contidas nas radiografias panorâmicas para a avaliação de perda óssea alveolar.

O que é Bitewing?

A radiografia interproximal ou RX bite wing é um exame usado em medicina dentária e que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem. Normalmente, essa imagem consegue abranger a coroa completa de 2 a 3 dentes de cada maxilar.