Índice
Quais os minerais do basalto?
O basalto é constituído basicamente por minerais de silício, alumínio e ferro, na forma de piroxênios (augita), plagioclásios (labradorita) e magnetita [1].
Quais são os minerais essenciais e os minerais acessórios na composição química do basalto?
Já o basalto é composto basicamente por minerais de silício, alumínio e ferro, na forma de piroxênios, plagioclásios e magnetita….Sendo assim, no caso do basalto sua composição química é:
- SiO2: 49,2%;
- Al2O3: 16,7%;
- Fe2O3: 3,8%;
- FeO: 8,1%;
- MgO: 6,7%;
- CaO: 9,5%;
- Na2O: 2,9%;
- K2O: 1,1%;
Qual é a formação do basalto?
Basalto é uma rocha ígnea vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina. É o principal constituinte da crosta oceânica. O magma que dá origem ao basalto é produto direto da fusão parcial do manto superior terrestre. Por isso, o basalto é considerado uma rocha máfica, ou seja, uma rocha escura.
Qual a classificação do basalto?
O basalto é similar, em composição e origem, a rochas ígneas máficas como a diabase, o gabro e o andesito….
Basalto | |
---|---|
Classe | Ígnea — vulcânica |
Cor | Cinzento escuro, preto |
Textura | Fina, afanítica |
Série ígnea | Subalcalina, alcalina |
Qual a granulometria do basalto?
Granito, sienito, diorito e gabro são exemplos de rochas de granulometria grossa. Média: Granulometria de 0.2 a 1 mm. Tais rochas são estudadas em lâminas delgadas ao microscópio petrográfico. Riolito, fonolito, traquito, andesito e basalto são exemplos de rochas com granulometria fina.
Onde o basalto e encontrado no Brasil?
Na região de Sul de Brasil, especialmente nos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ocorre uma família de rochas peculiares que é utilizada como material de construção, denominada comercialmente “Basalto”.
Quais são os principais grupos de minerais formadores de rochas?
Os minerais mais comuns nas rochas ígneas são todos do grupo dos silicatos: feldspatos, feldspatoides, quartzos, olivinas, piroxênios, anfibólios e micas.
Qual é a fórmula química do quartzo?
O quartzo é um mineral de composição química SiO2 (sílica), na proporção de 46,7% de Si e 53,3% de O. O quartzo é o sétimo termo da escala de Mohs (dureza 7), com fratura concoidal e brilho vítreo.
Onde se pode usar a rocha basalto?
Na construção civil, o basalto é muito utilizado como pedra britada em agregados asfálticos, para concretos e lastros de ferrovias. Assim como o granito possui larga aplicação como pedra para calçamento e em outras formas de pavimentação. Quando polido pode ser utilizado como rocha ornamental, principalmente em pisos.
Como se forma o Argilito?
Rocha sedimentar detrítica consolidada, resultante da consolidação de argilas formadas por meteorização química de vários silicatos. É uma rocha compacta, endurecida e desprovida de xistosidade. Quando puros, os argilitos são brancos e denominam-se caulinos. …
Qual é o brilho do basalto?
A piroxena é translúcida, tem cor verde-escura a preto, brilho vítreo e dureza 5 a 6.
O que é basalto e para que serve?
O basalto é uma rocha do tipo magmática vulcânica, composta por um elevado número de minerais (como a augita, a magnetita e o quartzo). É muito utilizada em todo o mundo, sendo principalmente destinada à fabricação de asfalto.
Qual a densidade dos basaltos?
Os basaltos apresentam em geral uma matriz de grãos muito finos, ou mesmo de vidro vulcânico, intercalada com grão minerais visíveis a olho nu, os fenocristais. A densidade média é de 2,8-3,0 g/cm 3 .
Quais são os tipos de basaltos?
Ocasionalmente encontram-se basaltos com matriz vítrea, denominados sideromelanos, com raros cristais ou mesmo sem eles. O basalto, pela sua dureza e resistência à meteorização, é explorada para a produção de alvenarias e de agregados de construção civil e como rocha ornamental para revestimentos e calçadas.
Qual a origem das fibras de basalto?
A produção de fibras de basalto é uma indústria em expansão. O basalto é similar, em composição e origem, a rochas ígneas máficas como a diabase, o gabro e o andesito. O basalto também ocorre nas superfícies da Lua, de Marte e de Vênus, assim como em alguns meteoritos .
Qual a diferença entre o basalto lunar e o terrestre?
O basalto lunar apresenta algumas diferenças em relação ao terrestre, entre elas um conteúdo maior de ilmenite. Alguns meteoritos do tipo acondrítico são constituídos por basaltos, o que evidencia actividade vulcânica no corpo celeste no qual se originaram.