Índice
Quais os agentes extintores para a classe D?
Classe D – Metais combustíveis Incêndios em metais pirofóricos. Pó de zinco, sódio, magnésio, alumínio, antimônio, etc.
Que tipo de material combustível origina um incêndio de classe D?
Classe D – Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.
Qual a principal característica dos incêndios de classe D?
Classe D. Esta classe de incêndio é relacionada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio. Seu combate deve ser feito com extintores com pó químico especial, já que esses metais podem autogerar o oxigênio durante a combustão.
O que tem no extintor D?
O agente extintor pode ser o BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ.
Quais extintores são adequados à classe de fogo do tipo A?
Classe A – São incêndios em materiais sólidos. Dentre eles estão: tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Esse tipo de incêndio tem como característica deixar resíduos como carvão e cinza. Incêndios classe A devem ser combatidos com extintores à base de H20, que tem capacidade de resfriar o ambiente, ou espuma.
Quais são os principais agentes extintores?
água
A água é o agente extintor de uso mais comum e é um extintor muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido, neblina nos incêndios de Classe A ou vapor, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles.
Qual o método indicado para eliminar um incêndio do tipo Classe D?
Por conta disso, a melhor forma de acabar com esse tipo de incêndio são os extintores de incêndio de classe D, que são capazes de depositar nas chamas agente extintor à base de sais especiais, que são capazes de isolar o metal do oxigênio, levando ao resfriamento e, consequentemente, a rápida extinção das chamas.
Qual o agente extintor da classe K?
O agente líquido aquoso para classe K (acetato de potássio) foi projetado para extinção de fogo em gordura animal e vegetal.
Quais materiais pertencem os incêndios de classe K?
Classe K – São assim classificados os incêndios em óleo e gordura em cozinhas. Geralmente ocorrem em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras. O combate mais indicado é com extintores à base de solução especial de Acetato de Potássio diluída em água.
O que compoe um extintor de incêndio?
Dióxido de Carbono (CO2), que extingue o fogo por retirar o oxigênio. Utilizado em líquidos e gases (como a gasolina, o álcool e o GPL) e materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétrica. Espuma, usada em incêndios de líquidos e sólidos.
Qual a composição do extintor classe K?
Os extintores de agente úmido Classe K, contém uma solução especial de Acetato de Potássio, diluída em água, que quando acionado, é descarregada com um jato tipo neblina (pulverização) como em um sistema fixo. O fogo é extinto por resfriamento e pelo efeito asfixiante da espuma (saponificação).
Quais os 4 tipos de extintores?
Tipos de extintores
- Extintor com água pressurizada.
- Extintor com gás carbônico.
- Extintor com pó químico especial.
Qual é o extintor de classe D?
Neste artigo EXTINTOR CLASSE D temos informações sobre os extintores de incêndio de classe D e a indicação de uso para essa classe.
Qual é a classificação do extintor de incêndio?
Cada extintor de incêndio possui uma classificação numérica que serve como um guia para a quantidade quadrada de fogo que o extintor está apto a suportar, nem todos possuem essa indicação. Quanto maior o número, maior o poder de combater do extintor de incêndio para combater o fogo. Não reprima seus sentimentos – Não minta.
Qual é a classe de incêndio k?
Já a classe de incêndio K trata de fogo em óleos e gorduras em cozinhas. Para que possamos entender o que, exatamente, é um incêndio de classe D e como ele tem origem é, preciso, primeiro, compreender é uma substância pirofosfórica.
Como controlar os incêndios de classe D?
Por conta da particularidade desses elementos, incêndios de classe D são extremamente perigosos e difíceis de controlar, devendo-se lidar com o mesmo por meio do uso de material apropriado, como será visto a seguir.