Índice
Quais histórias eram contadas pelo aedo?
A construção da história sobre a origem dos deuses, dizia-se ter sido inspirada pelas divindades a Homero, o mais célebre dos Aedos. O poeta cantava perante uma assembleia de aristocratas reunidos num banquete, desfilando uma vasta coleção de temas conhecidos, por exemplo, a guerra de Tróia.
O que é a figura do aedo?
Um aedo (em grego clássico: ἀοιδός; romaniz.: aoidos) era, na Grécia Antiga, um rapsodo que recitava suas composições ao toque da lira. O mais célebre destes foi Homero.
Qual era a função dos Aedos na Grécia Antiga?
Aedo em grego antigo significa “cantor”; os aedos eram os poetas que, antes da invenção do alfabeto, praticavam o culto da deusa Memória e das musas e recebiam dessas divindades o dom de compor canções ao som da lira.
Por que os Aedos eram inquestionáveis?
O mais famoso dos Aedos na Grécia Antiga foi Homero. O nosso contador de história (Aedo) então se utilizava de uma garantia divina para atribuir ao Mito o caráter de incontestabilidade, pois os deuses eram (e ainda são) inquestionáveis.
Qual a importância dos aedos e Rapsodos para a sociedade grega?
Deslocavam-se de terra em terra e participavam em festivais, cujos regulamentos (por exemplo, obrigatoriedade de um rapsodo continuar a recitação a partir do ponto em que o anterior se interrompia) ajudaram decisivamente a fixação do texto dos Poemas Homéricos. …
Quem eram os aedos ou Rapsodos?
Rapsodo (en grego clássico ραψῳδός / rhapsôidós) foi um artista popular ou cantor que, na antiga Grécia, ia de cidade em cidade recitando poemas (principalmente epopeias). É diferente do aedo, que compõe os próprios poemas e os canta, acompanhado de um instrumento (lira ou fórminx).
Quem eram os Aedos e os Rapsodos na mitologia grega Qual a importância dessas figuras?
O que significa a palavra Aedos?
Poeta, cantor (entre os antigos gregos).
Qual era a função dos poetas?
Um poeta pode simplesmente ser um escritor de poesia, ou pode executar sua arte para um público. O trabalho de um poeta é essencialmente de comunicação, seja expressando ideias em um sentido literal, como escrever sobre um evento ou lugar específico, ou metaforicamente.
O que foi a democracia grega?
A democracia ateniense (no grego: δεμοκρατιk) foi uma forma de governo que surgiu na Grécia em meados do séc. A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.
Quem narrava os mitos era um poeta sendo um homem com experiência chamado Rapsodo ou Aedos?
O repertório dos rapsodos era em primeiro lugar consagrado a Homero, mas também recitavam poemas de Arquíloco de Paros e ainda de Semonide de Amorgos.
O que é mito ou seja qual é seu significa e sua origem?
Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar… O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas.