Índice
Porque o nome Serra do Roncador?
Estende-se por cerca de 800 km, aproximadamente, desde Vale Dos Sonhos, no Mato Grosso até as proximidades da Serra do Cachimbo, no estado do Pará. O nome “roncador” vem do fato do vento passar pelos paredões rochosos durante a noite, produzindo um som grave que se assemelha ao ronco de uma pessoa dormindo.
Qual é o mistério da Serra do Roncador?
O coronel, inspirado por uma visão espiritualista e iniciado em rituais tibetanos, acreditava que a cidade perdida de Atlântida estava sob as montanhas que formam o Roncador. Aventurou-se pela serra e nunca mais foi encontrado.
Como é formada a Serra do Roncador?
A serra é formada por grandes “chapadões”, cujo ponto de maior altitude atinge 700 metros. Entre eles existem diversas cavernas e grutas com galerias, estalactites, estalagmites e inscrições rupestres, como é o caso da Gruta da Estrela Azul, além de cachoeiras e trilhas.
Onde se localiza a Serra do Roncador e a Serra da Canastra?
Localizada na região central do Brasil, a Serra do Roncador está situada na divisa dos estados do Mato Grosso e Goiás, na área de transição da Floresta Amazônica e do Cerrado. A formação de relevo íngreme e acidentado começa em Barra do Garças e se estende até as proximidades da Serra do Cachimbo, no estado do Pará.
Quem foi Udo Oscar Luckner?
Outra história famosa por ali é a de Udo Oscar Luckner, um sueco que fundou o Monastério Teúrgico do Roncador, grupo que defendia a existência de LETHA, cidade intraterrena dos subterrâneos da Serra do Roncador. Mas nem só com histórias do além se conta a história da região.
Quais são os relevos do Mato Grosso do Sul?
O Relevo de Mato Grosso do Sul é formado por planaltos, patamares e chapadões, todos inseridos nas bacias dos rios Paraná e Paraguai. Não ocorrem grandes altitudes nas duas principais formações montanhosas, as serras da Bodoquena e de Maracaju, que formam os divisores de águas das bacias do Paraguai e do Paraná.