ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Para que é utilizado o processo de fraturamento hidráulico?

O fraturamento hidráulico é um método que possibilita a extração de combustíveis líquidos e gasosos do subsolo. O fracking é também utilizado na produção de energia geotérmica com o objectivo de aumentar a recuperação de fluidos quentes que são posteriormente usados na produção de calor ou eletricidade.

Qual o risco do fraturamento hidráulico para o uso do xisto?

Risco de contaminação Entre os principais impactos ambientais alertados pelos especialistas estão a contaminação da água e do solo, riscos de explosão com a liberação de gás metano, consumo excessivo de água para provocar o fracionamento da rocha, além do uso de substâncias químicas para favorecer a exploração.

Quais são os maiores riscos da prática do fraturamento hidráulico para o meio ambiente e para a sociedade?

Problemas. Além da periculosidade comum a qualquer tipo de perfuração, como a perda do uso da terra, grande quantidade de lixo industrial, a poluição e o comprometimento da qualidade de vida dos habitantes das regiões próximas dos poços, há também os riscos potencialmente associados ao próprio fracking.

Como a tecnologia fracking vem ajudando os EUA?

A produção do óleo de xisto vem ajudando a manter os preços do petróleo bruto em cerca de US$ 120 o barril. Os EUA e o Canadá têm vantagens, como as grandes redes nacionais de dutos. Ambos os países têm recursos hídricos suficientes e equipamentos de prospecção especializados para respaldar o fracking.

O que significa fraturamento hidráulico?

A técnica de fracking ou fraturamento hidráulico é utilizada para realizar perfurações a fim de extrair um determinado tipo de gás, o gás de folhelho, também conhecido como gás de xisto (apesar dessa definição não ser correta) ou shale gas, do solo.

Como funciona o fracking?

O método consiste em criar fraturas (fractures em inglês, daí o nome fracking) nas rochas, para que o gás armazenado nos poros possa ser liberado. Ele funciona da seguinte maneira: água misturada com produtos químicos e areia é bombeada sob alta pressão para dentro de um poço de gás.

Por que a extração do gás de xisto por meio de fracking pode ser um problema para os reservatórios hídricos?

Os críticos argumentam que alguns dos produtos químicos utilizados no fracking são tóxicos e podem poluir a água. Além disso, a exploração do gás natural pode afetar os reservatórios subterrâneos de água, o que levaria substâncias poluentes e radioativas à superfície.

O que é fracking e quais são suas consequências para a vida dos indígenas?

Com inúmeras evidências e ocorrências que explicitam o potencial desastroso desta atividade – que incluem a contaminação de lençóis freáticos, de águas superficiais e do ar; esterilização dos solos; vínculo com o aumento de abalos sísmicos e terremotos de escala considerável; crescentes episódios de doenças graves.

Qual a vantagem para os EUA em ter aumentado sua produção de petróleo através das reservas de xisto?

Muitos ambientalistas argumentam que, ao ampliar a oferta de petróleo e gás natural e reduzir seu preço ao consumidor, a exploração do petróleo de xisto betuminoso está estendendo a vida dos combustíveis fósseis, em detrimento do meio ambiente e do desenvolvimento de fontes mais limpas de energia.

O que é um fraturamento?

Fraturas são lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. Elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto, ou abertas, quando há rompimento da pele. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto. …

O que é o fracking e quais são suas consequências para a vida dos indígenas?

Outra consequência causada pelo fracking é o alto índice de ocupação de terras devido às plataformas de perfuração, áreas de estacionamento e manobra de caminhões, equipes, instalações de processamento e transporte de gás, bem como estradas de acesso, que em casos de poços na Amazônia, podem ser vetores do desmatamento …

Qual o país é mais avançado na exploração do xisto e por que razão esse uso incomoda os países da OPEP?

Os EUA também pretendem aumentar a produção de petróleo no fundo do mar. Isso graças ao avanço na técnica de extração a partir do xisto betuminoso, o chamado “shale oil” – hoje, a Rússia é o país que mais possui reserva desse xisto, com 75 bilhões e barris. A extração também deve mudar o cenário global de energia.