Índice
O que são os Caboclos da Umbanda?
Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.
Quais são os Caboclos da Linha de Ogum?
Caboclos de Ogum Águia Branca, Águia Dourada, Águia Solitária, Araribóia, Beira-Mar, Caboclo da Mata, Icaraí, Caiçaras Guaraci, Ipojucan, Itapoã, Jaguaré, Rompe-mato, Rompe-nuvem, Sete Matas, Sete Ondas, Tamoio, Tabajara, Tupuruplata, Ubirajara, Rompe-Ferro, Rompe-Aço.
Quem é caboclo das matas?
“O Caboclo Ogum das Matas, também conhecido por Senhor das Matas, é uma grandiosa entidade da Umbanda. É um Caboclo que vem originalmente na linha do Orixá Oxóssi, o grande caçador.
O que é a entidade caboclo?
Caboclos são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, que se apresentam como indígenas. Incorporam também no candomblé de caboclo, de onde possivelmente são originários.
O que são os caboclos?
Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira.
Como trabalham os caboclos de Ogum?
Trabalham com banhos e defumadores, não possuem trabalhos definidos, podem trabalhar para diversas finalidades. Esses caboclos geralmente são chefes de linha. São raros, pois são espíritos dos antigos “bruxos” das tribos indígenas.
Quais são os exus da linha de Ogum?
Exu Tiriri – serventia direta de Ogum. Exu Tranca rua – serventia direta de Oxóssi. Exu Marabô – serventia direta de Xangô. Exus da falange das caveiras – serventia direta de Obaluaê.
Quem é o caboclo da mata virgem?
Mata Virgem é um espírito indígena, que não costuma falar do passado. Quando incorpora usa um cocar na cabeça, cobrindo quase todo os olhos e fuma um charuto. A voz da médium muda com a incorporação, fica um som mais grave e rouco. Ele perambulou pela tenda e foi responsável pela coroação.
Qual a linha do caboclo Arranca-toco?
Seu Arranca Toco é um caboclo muito conhecido mas alguns desconhecem sua origem, este guia é o chefe da falange dos Caboclos de Obaluaye, esses caboclos são raros, pois são espíritos dos antigos “bruxos” das tribos indígenas. Movimentam-se pouco. Fazem trabalhos de magia, para vários fins.