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O quê Kishimoto fala sobre os jogos tradicionais?

De acordo com Kishimoto (1993) os jogos indígenas caracterizavam-se pela pureza e pela coletividade. Eram formas de jogar, nas quais não haviam brigas e nem desavenças, apenas alegria. O predomínio de brincadeiras junto à natureza é outra característica da cultura indígena.

O quê Kishimoto 1993 afirma sobre os jogos?

Kishimoto (1993) afirma que os jogos têm diversas origens e culturas que são transmitidas pelos diferentes jogos e formas de jogar. Por conta disso, o termo jogo pode possuir significados distintos, de acordo com a cultura e a época.

Quais culturas influenciou nos jogos e brincadeiras Brasileiras?

Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, africana e indígena acabaram por fundirem-se na cultura lúdica brasileira. Esta cultura lúdica é formada, entre outras coisas, por jogos geracionais e costumes lúdicos.

Qual a importância do resgate de jogos e brincadeiras tradicionais?

O resgate das brincadeiras tradicionais seria uma forma de valorizar a cultura lúdica infantil, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social tanto das crianças, como de adultos e idosos, aproximando assim diferentes gerações.

Quais são os pontos comuns que interligam a grande família dos jogos defina cada uma delas?

Em síntese, os autores assinalam pontos comuns como elementos que interligam a grande família dos jogos: 1 – liberdade de ação do jogador ou o caráter voluntário, de motivação interna e episódica da ação lúdica; prazer (ou desprazer), futilidade, o “não sério” ou efeito positivo; 2 – regras (implícitas ou explícitas);

O que é um jogo tradicional?

Os jogos tradicionais, transmitidos oralmente desde a Antiguidade eram, como qualquer objeto cultural, um espelho de sua época. Portavam crenças, valores, discursos. Traziam em si a representação da forma tradicional de viver e compreender a existência. São jogos que falam sobre o grande jogo da vida.

O que diz a Bncc sobre o brincar?

O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.

Como deve ser os jogos em grupo?

Devem ser construídos de maneira participativa e colaborativa com as crianças e demais parceiros do brincar. O jogo é muito importante em sala de aula, promove a aprendizagem, seja ela informal ou formal.

Quais são as brincadeiras da cultura brasileira?

7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura…

  1. Balanço de embira. O balanço é um brinquedo comum nos parquinhos da escola, mas por que não inovar e levar a brincadeira para outros espaços?
  2. Bicudas.
  3. Ciranda.
  4. Peteca de palha de bananeira.
  5. Pião de babaçú, tucumã ou cabaça.
  6. Amarelinha de dias da semana.
  7. Bila.

Qual é a relação de jogos e brincadeiras com a cultura *?

O jogo e o brincar supõem uma relação dual, a criança pode brincar com os significados para mediar simbolicamente a internalização da cultura, que promove saltos qualitativos no seu desenvolvimento. Esta função da brincadeira corresponde ao que Valsiner (1988) denomina “entidade pessoal” da cultura.

Qual o objetivo de resgatar brincadeiras antigas?

Ao brincar a criança cria conexões com o mundo social, sendo assim, o brincar vem da própria criança. Portanto, resgatar a tradição das brincadeiras é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações.

Qual a importância de resgatar as brincadeiras tradicionais?

Segundo Friedmann (1995), o jogo tradicional é um patrimônio lúdico que é importante para o desenvolvimento das capacidades físicas, cognitivas, sociais, afetivas e linguísticas.

Quais são as brincadeiras nas brincadeiras?

Nas brincadeiras as crianças começam a vivenciar conteúdos culturais os quais ela ira reproduzir e transformar, apropriando-se deles e lhe dando uma significação. Assim a brincadeira é a entrada da criança na cultura, tal como ela existe em determinado momento, mas também com todo um peso histórico pertencente a aquela sociedade (BROUGÉRE 1995).

Qual a universalidade das brincadeiras?

Ainda segundo Kishimoto (2006), essa tradicionalidade e universalidade característica das brincadeiras nos mostram que até os povos antigos como os gregos já brincavam de amarelinha, empinar papagaio, jogar pedrinhas, brincadeiras essas ate hoje vivenciadas pelas crianças.

Qual o resultado da brincadeira?

A brincadeira é o resultado de ações conduzidas por regras, em que se pode usar ou não objetos, mas que tenha as características do lúdico: ser regrado, distante no tempo e no espaço, envolver imaginação, dispor de flexibilidade de conduta e de incerteza.

Qual o significado do jogo e brinquedo?

Assim como Gilles Brougére, Kishimoto (1994) considera essencial a definição de determinados termos que para a sociedade podem possuir o mesmo significado: jogo, brinquedo e brincadeira. Destacamos aqui a importância não só da brincadeira, mas também do brinquedo, pois ele é o objeto suporte da brincadeira, sendo ele ideológico ou concreto.