Índice
O que é um jogo competitivo?
Jogos Competitivos tem a finalidade de estimular a competição entre os participantes. Em jogos competitivos é ideal que sejam estimuladas diferentes habilidades dos competidores, através de jogos intelectuais, jogos que utilizam reflexos rápidos, jogos de estratégia, entre outros.
O que é mais importante no jogo competitivo?
Em um jogo competitivo, o que mais importa é vencer o oponente e conquistar a vitória, um objetivo que não poderá se compartilhado com os demais derrotados ou eliminados.
Qual o objetivo dos jogos competitivos de dois exemplos?
Os jogos competitivos têm o objetivo de ter um ganhador ou uma equipe ganhadora. Eles se caracterizam por ter adversários e regras a serem seguidas, para que no final do jogo, um ganhador seja eleito.
Qual a origem do jogo competitivo?
Jogos Competitivos têm como principal finalidade estimular a competição entre os participantes. O ser humano, desde os seus primórdios, já possuía uma habilidade nata para a competitividade. Podemos encontrar vários relatos desde os achados pré-históricos até os gregos e romanos.
O que são jogos competitivos exemplos?
Os jogos competitivos são todos aqueles em que há uma disputa pela vitória. Alguns exemplos de jogos competitivos são: Jogos de baralho (truco, sueca, buraco, copas fora, etc.) Os esportes (vôlei, futebol, basquete, tênis de mesa, judô, etc.)
O que é um jogo cooperativo?
Jogos Cooperativos são dinâmicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas.
Quais problemas podem surgir em um jogo muito competitivo?
Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração, podendo desencadear comportamentos agressivos (FERNANDES, 2006). A maioria dos professores de educação física tem experiências variadas com os jogos competitivos, mas poucos procuram uma alternativa com os jogos cooperativos.
Quais os aspectos positivos e negativos da competição?
Por um lado, o fato é positivo, pois a competitividade estimula os profissionais a estarem em constante evolução. Mas, do outro lado da moeda, isso pode ser negativo, pois alguns colaboradores podem extrapolar limites relacionados ao bom senso, criando um clima de falta de respeito.
Qual é o objetivo principal do jogo de xadrez?
O objetivo da partida é dar um xeque-mate no rei adversário — ou seja, atacar o rei adversário de uma maneira que ele não possa se defender. Um xeque-mate acontece quando o rei atacado não pode se movimentar para outra casa, capturar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça.
Qual é o principal objetivo dos jogos cooperativos?
Os jogos Cooperativos têm o objetivo de unir pessoas e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros. O jogo cooperativo também ajuda as pessoas a se libertarem da competição. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem qualquer tipo de agressão, trabalhando em prol do grupo.
Em que ano surgiu os jogos competitivos?
Os eSports têm origem no início da década de 70, com a realização das “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar”, um dos primeiros jogos de computador, na Universidade de Stamford, na Califórnia.
Qual é a origem dos jogos cooperativos?
Para Orlick (1978) os jogos cooperativos surgiram a milhares de anos, quando os membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida. Alguns povos ancestrais e mesmo índios norte-americanos e brasileiros, tinham um modo de vida cooperativo.
Quais são as características do jogo competitivo?
Algumas características do jogo competitivo são a vitória e a derrota, o que faz parte da essência do jogo. O que não se pode dizer é que todos que perdem se sentem fracassados e que isso causa desprazer em jogar.
Quais são as situações de conflito no jogo competitivo?
No jogo competitivo, há também situações de conflito, o qual este é criticado por Brotto (1999) e Orlick (1989), ao afirmarem que as situações conflituosas aumentam ainda mais a rivalidade entre os participantes do jogo, acentuando momentos de brigas.
Por que os jogos cooperativos surgiram?
Brotto (1999, p. 63), afirma que os jogos cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização dada ao individualismo e à competição exacerbada na sociedade moderna, mais especificamente, na cultura ocidental.
Qual a proposta mais adequada para os jogos cooperativos?
Surge então, a proposta sistematizada dos Jogos Cooperativos, como […] uma das mais adequadas para o desenvolvimento da cooperação e a superação desse processo de esportivização e do mito da competição que permeia a Educação Física escolar (CORREIA, 2007, p. 25).