Índice
- 1 O que é o rendimento de uma máquina térmica?
- 2 Como calcular o trabalho realizado por uma máquina térmica?
- 3 Qual é a energia extraída em forma de calor da fonte quente a cada ciclo?
- 4 Como descobrir o rendimento de uma máquina térmica?
- 5 Como calcular o trabalho na Termodinamica?
- 6 Como se calcula o trabalho termodinâmico?
- 7 Porque a máquina de Carnot tem rendimento máximo?
- 8 Que tipo de transformação de energia acontece em uma máquina térmica?
O que é o rendimento de uma máquina térmica?
O rendimento térmico de uma máquina térmica é a razão entre o trabalho fornecido pela máquina e o calor suportado pelo combustível.
Como calcular o trabalho realizado por uma máquina térmica?
A fórmula para calcular o rendimento das máquinas térmicas é a seguinte: A fórmula do rendimento também pode ser escrita em termos do trabalho realizado pela máquina. Nesse caso, o rendimento é calculado pela razão entre o trabalho e a quantidade de calor absorvida pela máquina.
Qual o rendimento máximo de uma máquina térmica?
O valor mínimo para o rendimento é 0 se a máquina não realizar nenhum trabalho, e o máximo 1, se fosse possível que a máquina transformasse todo o calor recebido em trabalho, mas como visto, isto não é possível. Para sabermos este rendimento em percentual, multiplica-se o resultado obtido por 100%.
Qual é a energia extraída em forma de calor da fonte quente a cada ciclo?
Por exemplo: em um automóvel a fonte quente é o motor, local onde ocorre a queima do combustível. Dessa fonte é retirada, a cada ciclo, uma quantidade de calor. Parte deste é convertida em trabalho mecânico, fazendo o automóvel se movimentar, é chamada energia útil.
Como descobrir o rendimento de uma máquina térmica?
Podemos calcular o rendimento de uma máquina térmica se sabemos o quanto de trabalho ela produz (T) e o quanto de calor foi fornecido pela fonte quente (Q). Matematicamente, podemos expressar o rendimento (R) por: R=T/Q , que resulta sempre em um valor menor do que 1 ou 100%.
Como é o funcionamento de uma máquina térmica?
As máquinas térmicas são máquinas capazes de converter calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.
Como calcular o trabalho na Termodinamica?
Quando a pressão exercida sobre o sistema não for constante, o trabalho poderá ser calculado pela área do gráfico de pressão em função do volume (P x V).
Como se calcula o trabalho termodinâmico?
De modo geral, na termodinâmica, o trabalho pode ser determinado através de um método gráfico. Considere um gráfico de pressão por volume, como mostrado na figura abaixo. O trabalho é numericamente igual à área entre a curva do gráfico e o eixo do volume.
Qual o rendimento máximo de Carnot?
O rendimento desta máquina de Carnot é o máximo de uma máquina térmica que esteja trabalhando entre determinadas temperaturas entre quente e fria. Esse rendimento, no entanto, nunca chega aos 100%. Sendo que é a temperatura da fonte fria medida em Kelvin, e é a temperatura da fonte quente também medida em Kelvin.
Porque a máquina de Carnot tem rendimento máximo?
Processo de transformação termodinâmica O desempenho da máquina de Carnot demonstrou que, quanto maior a temperatura da fonte quente, maior o rendimento do substância do tipo gás ideal, também chamado de gás perfeito. É um tipo de gás cujas velocidades médias estão relacionadas com a temperatura.
Que tipo de transformação de energia acontece em uma máquina térmica?
A máquina térmica é um dispositivo que transforma a energia interna de um combustível em energia mecânica. Em geral, elas convertem a energia do combustível em energia térmica de um gás através do processo de combustão e o gás se expande, realizando trabalho enquanto sua temperatura diminui.
Quais foram as primeiras máquinas térmicas?
A primeira máquina térmica de que se tem registros é a máquina de Heron. Esta é uma máquina a vapor que foi construída no século I d.C. com o objetivo de divertir as pessoas. A pressão do vapor gera uma força no braço do recipiente, fazendo com que este rotacione.