ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que é dormência das plantas?

A dormência consiste num estado de inibição temporária do crescimento das plantas ou partes das plantas (por exemplo: gomos e sementes), que é retomado na presença de determinados estímulos ambientais.

O que vem a ser dormência combinada?

Refere-se à dormência imposta pela presença de inibidores no pericarpo dos frutos, diferindo completamente da dormência endógena, na qual os compostos são translocados para as sementes antes da dispersão ou desligamento da planta mãe e impedem o crescimento do embrião e a germinação.

Quais fatores podem induzir a dormência?

Fatores responsáveis pela dormência fisiológica, como a sensibilidade a reguladores químicos e o fotoequilíbrio do fitocromo, devem estar localizados exclusivamente no embrião. Entretanto, também são considerados responsáveis pela dormência fisiológica fatores relacionados aos tecidos extra-embrionários.

Como a dormência pode ser superada?

Métodos para superar as dormências são aplicados, por exemplo, a dormência tegumentar, a superação pode ocorrer através da escarificação com ácido sulfúrico; imersão em água quente imersão em água fria; escarificação mecânica; eficiente para leguminosas, trincando o tegumento, permitindo acesso à água, entre outros …

O que é estado de dormência humana?

A dormência refere-se à perda parcial ou completa da sensibilidade e é muitas vezes acompanhada por sensações anormais, como zumbido. A dormência tem causas diversas e ocorre quando uma parte da via de receptores sensitivos na pele até o cérebro não funciona corretamente.

O que é dormência tegumentar?

A dormência tegumentar é uma barreira física causada pela casca da semente e para a produção de mudas dessa espécie é necessário superar essa dormência.

O que é a superação de dormência de sementes?

Entre os métodos utilizados com sucesso para a superação da dormência de espécies florestais destacam-se a escarificação química, mecânica e a imersão em água quente. A aplicação e a eficiência desses tratamentos dependem da intensidade da dormência, bastante variável entre espécies, procedências e anos de coleta.

O que é dormência em sementes florestais?

As sementes viáveis de algumas espécies não germinam, mesmo sob condições favoráveis. Neste caso, a semente é dormente porque os tecidos que a envolvem exercem um impedimento que não pode ser superado, sendo conhecido como dormência imposta pelo tegumento.

Quais são os fatores que afetam a germinação?

Dentre os principais fatores que afetam a germinação pode-se citar: a luz, a temperaturas disponibilidade de água e o oxigênio.

O que é dormência e Quiescencia?

Assim, enquanto a dormência é causada por um ou mais bloqueios situados na própria semente ou unidade de dispersão, a quiescência é provocada pela ausência ou insuficiência de um ou mais fatores externos necessários à germinação.

Como são as técnicas para quebrar a dormência das sementes?

Os tratamentos para quebra da dormência foram constituídos por escarificação manual com lixa, água quente (a- fervura das sementes por 3 minutos com imersão por 24 horas, fora do aquecimento; e b- imersão das sementes em água quente por 24 horas, fora do aquecimento) e ácido sulfúrico (imersão por 15, 17, 20 e 30 …

Como quebrar a dormência da sucupira?

O método mais eficiente para a superação da dormência de sementes de sucupira-preta é a imersão em ácido sulfúrico, por 4, 8 ou 12 minutos, beneficiando a porcentagem e a velocidade de germinação.