Índice
O que causa um canal no dente?
“As duas principais causas de canal são a cárie e traumas nos dentes”, conta o endodontista Mario Zuolo, da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Ou seja, a corrosão gradual ou a destruição das suas camadas externas abrem a brecha para os micróbios tomarem a polpa, cheia de vasinhos e terminações nervosas.
O que é o tratamento de canal?
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.
É bom fazer canal no dente?
Quando apenas a parte interna do dente é comprometida e pode ser tratada com segurança, o tratamento de canal está indicado para remoção das bactérias presentes no interior do dente que podem levar a uma infecção e formação de abcesso dentário.
Quanto tempo dura um dente com tratamento de canal?
Um tratamento de canal bem realizado pode durar a vida toda? Sim, desde que após o tratamento de canal seja realizada a reconstrução dentária de forma apropriada para cada caso e que o paciente possa ter uma correta higienização e visitas regulares ao dentista para prevenção .
Quais são os sintomas de canal no dente?
Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?
- Dor de dente que pode durar horas.
- Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
- Dor pulsátil.
- Sensibilidade ao mastigar.
- Dor irradiada para outros dentes.
Porque não fazer canal no dente?
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
Quantas sessões para fazer um canal?
Outra dúvida muito recorrente nos consultórios é esta: “em quantas sessões o tratamento de canal é feito?” Em resposta à pergunta, a endodontia é realizada em até três sessões, a depender da gravidade do problema.
Como saber se é dor de canal?
Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?
- Dor de dente que pode durar horas.
- Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
- Dor pulsátil.
- Sensibilidade ao mastigar.
- Dor irradiada para outros dentes.
Quantas horas dura um canal no dente?
O tratamento de canal é um procedimento fácil, principalmente nos dias de hoje, em que as técnicas e equipamentos da endodontia evoluíram muito. A maioria dos tratamentos podem ser feitos em uma consulta, durando cerca de duas horas, dependendo do nível da infecção no dente.
Quanto tempo leva para fazer um tratamento de canal?
O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.
Qual o valor médio de um canal?
Outra preocupação comum entre os pacientes é o custo do tratamento de canal. “Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.
Como é a dor do dente que precisa de canal?
Dores na região maxilar, ouvido ou até mesmo na cabeça podem também indicar a necessidade do tratamento. Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula.