ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

O que acontece se eu desistir de um consórcio?

Quando o cotista desiste ao longo do contrato, tem-se o que chamamos de cancelamento de cota. De acordo com a Lei 11.795/2008, o consorciado desistente pode receber o dinheiro investido no consórcio antes que o grupo seja encerrado desde que seja sorteado como “cota cancelada”. Os sorteios acontecem todos os meses.

O que diz a lei do consórcio?

Com a lei nº 8.177, as pessoas puderam realizar o sonho de comprar a casa própria por meio do consórcio – o que ajudou milhares de pessoas a realizarem o sonho, sem precisar pagar por juros ou dar os 30% de entrada exigidos pelo financiamento.

O que acontece se eu não pagar o consórcio?

A consequência mais imediata de atrasar as parcelas de um consórcio é a mesma que atinge os inadimplentes de quaisquer outros tipos de conta: ter que desembolsar os valores referentes aos juros e às multas previstas em contrato. Normalmente, são cobradas taxa de 1% ao mês e multa de 2% sobre o valor atualizado do bem.

É devida a restituição de valores vertidos por consorciado desistente ao grupo de consórcio?

Para efeitos do art. 543-C do Código de Processo Civil: é devida a restituição de valores vertidos por consorciado desistente ao grupo de consórcio, mas não de imediato, e sim em até trinta dias a contar do prazo previsto contratualmente para o encerramento do plano.

Como resgatar o dinheiro do consórcio que parei de pagar?

A recuperação do dinheiro pode ocorrer por meio de sorteio da cota cancelada ou após a data de encerramento do grupo, conforme legislação vigente do consórcio. O valor a ser devolvido é definido conforme o valor da cota na data da contemplação e com o percentual acumulado no fundo comum do grupo.

Como se livrar de um consórcio?

Para sair completamente do consórcio, uma das melhores opções é fazer a venda da sua cota dentro do consórcio. De forma bem simples, você pode encontrar outra pessoa interessada em fazer parte do consórcio e que esteja disposta a arcar com suas obrigações para tomar o seu lugar.

Quais os direitos do consorciado?

Conheça os direitos e deveres do consorciado

  • Cópia de documentos: o consorciado deve receber uma cópia dos documentos por ele assinados – entre eles, recibos e comprovantes de pagamento – desde a data da contratação.
  • Contrato: deve estar sempre à disposição do consorciado.

O que diz a Lei 11.795 08?

11.795, de 08 de outubro de 2008: “O sistema de consórcio, instrumento de progresso social que se destina a propiciar o acesso ao consumo de bens e serviços, constituído por administradoras de consórcio e grupos de consórcio, será regulado por esta Lei.” Por definição constante no artigo 2º, da Lei nº.

Quanto eu perco se cancelar um consórcio?

Desse modo, o consumidor que desistir do consórcio terá direito a receber parte do que pagou de volta, pois o que é vedado é a PERDA TOTAL DAS PARCELAS PAGAS.

Quantos dias posso atrasar o pagamento do consórcio?

Esses dias vai depender muito da administradora. Mas, em média, você poderá atrasar até 3 parcelas antes de ter a cota cancelada. Ou, em outras palavras, é possível ficar em débito em um consórcio durante 90 dias apenas. Existem também casos em que o consorciado só poderia atrasar 60 dias, ou seja, 2 meses.

Como funciona a restituição de consórcio?

Nela, o cotista que seja retirado por desistência ou inadimplência só pode receber o valor de volta 30 dias após a conclusão do consórcio, ou seja, depois de todos os cotistas serem contemplados. Após essa data, a regra em vigor é: sendo excluído do grupo, você recebe o dinheiro de volta quando for sorteado.

Quando se encerra um grupo de consórcio?

O encerramento do grupo de consórcio ocorrerá quando os objetivos do grupo forem plenamente atendidos, disposições contratuais forem saciadas e realizado o cumprimento de todas as obrigações. Após a última assembleia, a administradora em até 60 dias irá informar aos consorciados se têm valores a receber.

Quanto tempo eu tenho para desistir de um consórcio?

Segundo o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consorciado poderá desistir do contrato 7 dias depois de sua assinatura ou do recebimento do produto ou do serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Quanto recebo se cancelar consórcio?

Como reaver o dinheiro do consórcio?

Como resgatar o dinheiro do consórcio Chevrolet?

O consorciado cancelado/ desistente terá direito a restituição na contemplação da cota ou no encerramento do grupo somente o que pagou de fundo comum abatida a multa contratual. Somente através de uma ação judicial é possível receber a restituição com correção monetária.

Qual a lei do consórcio?

A lei dos consórcios, lei nº 11.795/2008 apresenta os principais conceitos e princípios do Sistema de Consórcios bem como os direitos e deveres de consumidores e administradoras. Fica limitado em 10% a quantidade de cotas que um consorciado pode adquirir no mesmo grupo.

Quando se cancelar um consórcio receber dinheiro volta?

o consorciado pode receber os valores restantes em seu saldo, conforme o determinado no contrato; em caso de rescisão contratual, o consorciado pode ter de volta o valor pago por meio da contemplação da cota cancelada.

Quanto recebo se desistir do consórcio Honda?

Caso você desista do consórcio, você receberá somente os valores pagos ao Fundo comum do consórcio após a contemplação da cota por sorteio.

É possível receber o dinheiro do consórcio?

A resposta é sim. É possível ter acesso ao dinheiro ao invés de prosseguir com a aquisição do propósito inicialmente pretendido. E mais: quem foi contemplado e já está quite com todas as parcelas do consórcio, deve aguardar o prazo de 180 dias para o recebimento em dinheiro do valor da carta de crédito.

O que é devolução de valores?

Caso você não tenha conta corrente, a devolução do valor será realizada por meio de uma “ordem de pagamento” em nome do titular da compra, no prazo de 10 dias úteis, contados da devolução do produto. Esse prazo começa a contar a partir da devolução do(s) produto(s).

Como cancelar consórcio CNK?

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento no telefones (11) 3410-8100 ou 0800 771 4446.

Como desistir do consórcio?

Desistir do consórcio não é uma decisão fácil e, certamente, você poderá se sentir frustrado ao não conseguir realizar a compra desejada. Por isso, é importante fazer um bom planejamento financeiro antes de assinar o contrato e escolher uma administradora que ajuda você a encontrar as melhores opções para adequar ao seu orçamento.

Como entrar em um consórcio?

Para entrar em um consórcio, o indivíduo aceitam termos escritos no contrato. Por isso, é muito importante que no ato de assinatura o contratante tenha lido e entendido todos os termos para que, no caso de desistência, ele não sofra com encargos adicionais.

Quem foi excluído do consórcio?

Já quem contratou um consórcio durante a vigência da nova lei e foi excluído do grupo não precisa aguardar seu encerramento: pode receber o dinheiro integral quando for sorteado. Vale lembrar que o sorteio pode ocorrer a qualquer momento, de modo que, ainda assim, o consorciado excluído pode ser um dos últimos a receber.

Qual a desistência do consórcio?

A desistência desobriga você a manter os pagamentos do consórcio, mas não lhe permite reaver o dinheiro já pago em qualquer momento. É importante ter em mente, portanto, que, caso você precise ou deseje desistir do consórcio no meio do caminho, não há prazo definido para que seu dinheiro volte para você. Gostou do post de hoje?