Índice
- 1 Como se faz um Perdcomp?
- 2 Como preencher o Perdcomp passo a passo pessoa física?
- 3 Quando deve ser feito a Perdcomp?
- 4 Como usar o programa PER dcomp?
- 5 O que pode ser compensado pelo Perdcomp?
- 6 Como fazer pedido de restituição?
- 7 O que é pedido de compensação?
- 8 Quanto tempo a Receita Federal leva para processar uma Perdcomp?
Como se faz um Perdcomp?
A pessoa física poderá acessar o PER/DCOMP Web, alternativamente, com utilização de código de acesso. O PER/DCOMP Web também pode ser realizado pelo procurador do contribuinte que possuir procuração eletrônica. Para outros tipos de documentos não descritos nesta página, faça o download do Programa PER/DCOMP.
Como preencher o Perdcomp passo a passo pessoa física?
Primeiramente você deve saber como começar: tenha em mãos o darf a que se refere o crédito que deverá constar em DCTF.
- inclua os dados iniciais data da confecção.
- indicar se pessoa jurídica ou física.
- CPF ou CNPJ.
- tipo de empresa creio se OUTRAS.
- tipo de declaração: você coloca declaração de compensação.
Quando deve ser feito a Perdcomp?
Diferentemente das obrigações acessórias, que têm datas para serem entregues, o PER/DCOMP é realizado eventualmente, sempre que houver a necessidade de pedir créditos de tributos recolhidos indevidamente. A sua ativação para compensação ou o pedido de restituição/reembolso/ressarcimento têm validade de cinco anos.
Como fazer uma Perdcomp de compensação?
Para declarar compensação pelo PerdcompWeb, você precisará acessar o Portal e-CAC utilizando certificado digital. Clique aqui para saber mais sobre certificados digitais. Preencha a declaração de compensação (DCOMP).
Quanto tempo leva para receber o per dcomp?
DECLARAÇÃO DE COMPENSAÇÃO – PER/DCOMP O prazo para homologação da compensação declarada pelo sujeito passivo será de cinco anos, contados da data da entrega da Declaração de Compensação.
Como usar o programa PER dcomp?
Antes de iniciar o preenchimento do PER DCOMP você precisa ORGANIZAR-SE, separe os comprovantes de pagamentos indevidos ou a maior (CRÉDITOS) bem como identifique antes, quais tributos ou contribuições pretende compensar (DÉBITOS) em cada pedido. O programa PER DCOMP,está estruturado sob a forma de pastas e fichas.
O que pode ser compensado pelo Perdcomp?
Os créditos podem se compensados com outros tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. Exemplo: O saldo negativo pode compensar débitos de PIS, COFINS, IOF, CSLL, IRPJ. Atenção para os créditos de insumos de PIS e COFINS, nem todos os créditos poderão compensar outros tributos.
Como fazer pedido de restituição?
- Solicitar abertura de processo digital. Acesse o Chat (Portal e-CAC);
- Solicitar a juntada de documentos. Solicite a juntada do pedido, utilizando o tipo de documento “Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso”.
- Acompanhar o andamento do processo.
- Obter o resultado.
Qual o prazo para análise do Perdcomp?
6. E a resposta para essa pergunta é simples: sim, a Receita Federal tem um prazo legal máximo para decidir sobre os PER-DCOMPs e esse prazo é de 360 dias. 7.
Quando usar per dcomp web?
Deverá ser utilizado exclusivamente o PER/DCOMP Web para compensar débitos oriundos da DCTF Web; para fazer pedido de restituição ou declaração de compensação informando crédito de pagamento indevido ou a mais de eSocial.
O que é pedido de compensação?
A restituição e a compensação de quantias recolhidas a título de tributo ou contribuição administrados pela Receita Federal do Brasil será requerida pelo contribuinte mediante utilização do Programa Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).