ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Como saber se uma atividade pode ser Simples Nacional?

Para conferir se a sua empresa pode fazer parte do Simples Nacional, basta verificar na lista. Isso é feito através do Portal do Simples Nacional ou no site da Receita Federal, onde também é possível consultar a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

O que muda no Simples Nacional para 2021?

O CGSN – Comitê Gestor do Simples Nacional – aprovou a Resolução CGSN 158/2021, que trata exclusivamente da prorrogação referente ao cumprimento dessas obrigações, inclusive para quem é MEI – Microempreendedor Individual -, com a possibilidade de pagamento de até duas quotas mensais, sendo elas iguais e também …

Como verificar o enquadramento no Simples Nacional?

O primeiro passo é acessar o site oficial da Receita Federal, informar o CNPJ de sua empresa ou daquela que deseja obter informações e por fim clicar em consultar. Feito isso, será gerado um documento mostrando diversos campos, dentre eles o relacionado ao Simples Nacional.

O que é atividade ambígua no Simples Nacional?

A relação de CNAEs AMBIGUOS são considerados como PERMITIDOS E IMPEDITIVOS, pois dentro do CNAE existem atividades que são impeditivas e atividades que são permitidas a opção pelo Simples Nacional. Assim, a responsabilidade pela opção passa a ser exclusivamente do contribuinte.

Quem está no Anexo V do Simples Nacional?

O Anexo V é usado para calcular os impostos de um determinado grupo de empresas prestadoras de serviços e optantes pelo Simples Nacional.

Como enquadrar uma empresa no anexo do Simples Nacional?

Para se enquadrar no Simples, também é preciso desenvolver atividades que são permitidas pela categoria. Cada uma delas possui um código chamado CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que deve ser informado no momento do enquadramento no Simples Nacional.

Qual o valor do Simples Nacional em 2021?

Em 2018, foi feita uma reestruturação que alterou o limite do Simples Nacional, sendo assim, o teto foi elevado para R$ 4,8 milhões. Esse limite também é utilizado em 2021, desta forma, as empresas que fazem opção ao Simples Nacional podem faturar, em média, R$400 mil por mês.

Quais impostos paga o Simples Nacional?

Quais são os impostos pagos no regime Simples Nacional:

  • ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.
  • PIS/PASEP – Contribuição.
  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
  • IRPJ – Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica.
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.