Índice
Como o governo aplica a censura durante o regime militar no Brasil?
A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. Esse sentido civil do golpe e da ditadura precisa ser resgatado e, sobretudo, compreendido.
Quem fazia a censura na ditadura?
Em dezembro de 1939, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que era encarregado do aparato de censura e da propaganda oficial. Entre os meios de propaganda oficial estavam a criação de cartazes enaltecendo a figura de Vargas e os seus grandes feitos para o país.
Como era a vida dos artistas na ditadura?
Na maioria das vezes, eles vinham mascarados por inversões, ironias, duplos sentidos e estratégias linguísticas que não raro passavam despercebidas pelo Departamento de Censura de Diversões Públicas (DCDP), mas nunca pelo público.
Porque as músicas foram censuradas na ditadura militar?
Obras culturais, como filmes, livros e músicas, precisavam de uma aprovação prévia do governo para circularem. Em outras palavras, no caso das canções, pessoas eram contratadas para avaliar as letras e decidirem se as músicas poderiam ou não serem reproduzidas.
Qual era o principal órgão responsável pela censura no período da ditadura militar?
Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) foi um órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão do governo brasileiro durante a ditadura que se seguiu ao golpe militar de 1964.
Qual ato institucional estabeleceu a censura?
O AI-5 também suspendeu o Habeas Corpus para crimes políticos. Por consequência, jornais oposicionistas ao regime militar foram censurados, livros e obras “subversivas” foram retiradas de circulação e vários artistas e intelectuais precisaram se exilar no estrangeiro.