Índice
Como a tecnologia afeta o Fazer Docente?
Nesse aspecto, a tecnologia tem muito a contribuir. Muitos recursos tecnológicos oferecem relatórios de aprendizagem, ajudando o corpo docente a identificar, de maneira individual ou coletiva, em que pontos da matéria os alunos têm maior índice de acertos e em quais outros precisam estudar mais.
Qual a influência da tecnologia na educação Qual o papel do professor nesse processo?
É interessante dizer que o papel do professor diante das novas tecnologias é mais do que ensinar, é possibilitar aos alunos acesso aos recursos tecnológicos, acompanhando-os, monitorando e viabilizando a discussão, a troca de ideias e experiências para aquisição do conhecimento.
Quais os problemas enfrentados pelas instituições educacionais na utilização da tecnologia em suas práticas pedagógicas?
Os principais obstáculos são o precário acesso a equipamentos e a falta de um olhar específico para a tecnologia nas políticas de formação de professores. Existem escolas com infraestrutura básica extremamente ruim, sem energia elétrica, por exemplo, o que impossibilita o uso de aparelhos eletrônicos.
Qual o papel do professor na educação com o uso da internet?
Uma das principais vantagens apontadas pelos professores no uso da tecnologia em sala de aula é a possibilidade de captar a atenção e engajar os alunos nas práticas pedagógicas. Aqui, a mudança para o professor é a possibilidade de transformar uma aula estática e expositiva em uma prática mais dinâmica.
Qual o papel do professor na era digital?
O papel do professor na era cibernética consiste em saber articular o acesso à tecnologia que os alunos têm com suas competências acadêmicas. Sendo assim, um dos problemas centrais com relação ao uso da tecnologia é o fato de que o acesso às informações via internet não passa por uma filtragem segura.
Quais são os problemas da tecnologia na educação?
Eles são constantemente levados em conta por aqueles que ainda resistem em adotar soluções digitalizadas para o ensino.
- Falta de acessibilidade. O primeiro ponto negativo da tecnologia na educação diz respeito a um dos grandes problemas do Brasil: a desigualdade.
- Convivência social limitada.
- Dificuldade de concentração.
Quais são as suas maiores dificuldades com relação ao uso de novas tecnologias em seu ambiente de trabalho escolar?
Os resultados apresentam diante das respostas dos professores que as dificuldades mais frequentes são: falta de domínio das tecnologias; número de aulas e quantidade de conteúdo a ser trabalho e receio por parte dos professores de não corresponder às expectativas dos alunos.
Por que os professores não se interessam pelas novas tecnologias?
Com a popularização das novas tecnologias, a população passou a ter acesso a ilimitadas possibilidades. Os discentes já não se interessam pelos métodos antigos de ensino e o educador precisa acompanhar essa nova tendência. Infelizmente, a maioria dos professores permanece em inércia e insistem em aulas antiquadas.
Quais são as vantagens do uso da tecnologia em sala de aula?
Uma das principais vantagens apontadas pelos professores no uso da tecnologia em sala de aula é a possibilidade de captar a atenção e engajar os alunos nas práticas pedagógicas. Aqui, a mudança para o professor é a possibilidade de transformar uma aula estática e expositiva em uma prática mais dinâmica.
Qual o papel do professor no processo educacional?
Nessa relação tecnologia e humanismo não podemos deixar de questionar o papel do professor neste contexto, pois é a partir deste profissional e sua relação com o alunado que ser dar o processo de educacional. Dr. Gabriel Chalita, autor do livro “Educação – a solução está no afeto”, afirma que “O professor é o grande agente do processo educacional”.
Qual o papel do professor no Projeto Político Pedagógico da escola?
Além disso, é papel do professor ser a ponte entre os valores e objetivos elencados no Projeto Político Pedagógico da escola e o estudante.