Índice
Quanto tempo de casado para ter cidadania portuguesa?
Os requisitos básicos são: Ser casado ou viver em união de facto com cidadão português há pelo menos 3 anos e comprovar laços de efetiva ligação à comunidade portuguesa; Ser casado ou viver em união de facto há, pelo menos, 6 anos.
Como dar entrada na nacionalidade portuguesa em Portugal?
Onde se pode Pedir a nacionalidade portuguesa?
- No balcão de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) de Lisboa ou do Porto.
- Nos Espaços de Registos de Lisboa (Benfica e Expo).
- Na Loja de Cidadão de Odivelas.
- Nas Conservatórias do Registo Civil.
O que é preciso para ter nacionalidade portuguesa?
Documentos necessários para a cidadania portuguesa 2021
- Certidão de nascimento do candidato;
- Requerimento da atribuição de nacionalidade, assinado e reconhecido em cartório;
- Identidade ou Cartão do Cidadão do antepassado português, dentro da validade;
- Comprovante de residência;
Como conseguir a cidadania portuguesa por casamento?
Como conseguir a cidadania portuguesa por casamento ou união estável? O que é a cidadania portuguesa por casamento? A nacionalidade portuguesa por casamento é uma forma de adquirir a cidadania através do relacionamento conjugal com um cidadão português.
Como iniciar o processo de casamento em Portugal?
Aviso: antes de iniciar esse processo (cidadania portuguesa por casamento), verifique se o casamento já está transcrito em Portugal, isto é, se ele está averbado na certidão de nascimento (assento) do cidadão português. Diante de qualquer dúvida quanto a isso, consulte a página do Consulado Geral de Portugal.
Como posso adquirir a nacionalidade portuguesa?
Estas condições só se aplicam a quem esteja casado ou viva em união de facto com um português há mais de 3 anos. Se não for o seu caso, por favor, verifique se está em condições de adquirir a nacionalidade portuguesa de acordo com outro dos perfis previstos na lei .
Por que não abdicar da nacionalidade portuguesa?
A lei portuguesa permite que um português tenha outras nacionalidades. Por isso, não é preciso abdicar de outra nacionalidade para adquirir a nacionalidade portuguesa. No entanto, as leis de outros países podem exigir que se abdique da nacionalidade portuguesa para ter nacionalidade de um desses países.