ConselhosRapidos

Soluções simples para problemas complexos

Quais são os testes de vitalidade pulpar?

Os testes de vitalidade pulpar (fluxometria laser doppler e oximetria de pulso) indicam a existência de uma circulação vascular adequada, podendo ser usados em conjunto com a sondagem periodontal, percussão, palpação, mobilidade, transiluminação e testes anestésicos, no processo de diagnóstico.

Como é feito o teste de vitalidade pulpar?

Consiste em realizar a cirurgia de acesso do dente suspeito sem anestesia. Se conseguimos atingir a câmara pulpar sem que o paciente sinta dor é sinal de que esta polpa não apresenta mais vitalidade.

O que significa teste de vitalidade pulpar positivo?

Quando a resposta é positiva ao teste do calor e a dor se mantém após a remoção do estímulo, a polpa encontra-se inflamada de forma irreversível e, se não hou- ver resposta, a necrose poderá estar presente (SANTOS et al., 2011; RUDDLE, 2002).

Qual o teste considerado mais seguro para determinar a saúde e a integridade do tecido pulpar?

O teste mais aceito, atualmente, para determinação da vitalidade pulpar é aquele realizado por resfriamento da superfície dentária, havendo maneiras diferentes de se produzir tal efeito, tais como o uso de bastão de gelo, neve carbônica e gases refrigerantes10-13.

Como saber se a polpa está viva ou morta?

Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

Quais são os testes que dispomos para testar a vitalidade de uma polpa dental?

Testes térmicos: frio e calor. São muito utilizados em endodontia, sendo fundamentais no diagnóstico da condição pulpar. TESTE PELO FRIO: o profissional usa um bastão de gelo, a neve carbônica (gelo seco) e o spray de fluido refrigerante ( gás refrigerante”) para esse teste.

Quais são os testes Perirradiculares?

Já os testes mecânicos de percussão horizontal e vertical são mais comumente utilizados no diagnóstico das alterações perirradiculares ou para identificar o dente que é a origem da dor em caso de respostas negativas aos testes térmicos.

São sinais e sintomas de um abscesso Dentoalveolar agudo na fase inicial exceto?

São sinais e sintomas de um abscesso dentoalveolar agudo na fase inicial, exceto: a) dor espontânea localizada, intensa e pulsátil.

Como diagnosticar endodontia?

Na Endodontia é possível termos diagnósticos pulpares e periapicais. Alterações periapicais: ✓ Periodontite Apical Traumática ✓ Periodontite Apical Aguda/Crônica ✓ Abscesso Apical Agudo/Crônico ✓ Osteíte Condensante. A anamneses constitui um passo fundamental para o estabelecimento do diagnóstico.

Como saber se o nervo do dente morreu?

Normalmente acontece o escurecimento dental quando o nervo morre. Além do dente ficar dolorido quando é tocado, pode até mesmo surgir uma fístula na gengiva, com saída de pus. Porém, esses sinais também podem indicar outros problemas bucais, então, o indicado é procurar um dentista!

Como saber se o dente está morrendo?

Dente escuro e dolorido podem ser indicadores Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. “Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio.

Quais testes podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico de dor em odontologia?

Posteriormente, indica-se a realização do teste de percussão o qual é muito importante para a localização de dentes responsáveis por dor de origem endodôntica, principalmente quando aplicado no sentido vertical. Outros testes devem estar associados à percussão tais como o choque térmico, frio ou quente.